A Clínica Mult Imagem possui diversos aparelhos de Ultrassonografia, todos de última geração, destinados a exames das várias regiões do corpo, atendendo as diversas especialidades médicas.
O que é
É um tipo de exame que emprega ondas de sons de freqüência não audíveis (ultra-sons) cujos reflexos são transformados em imagens. Não emite radiação, não causa danos à saúde e é indolor.
Ultra-sonografia pélvica
Muito utilizada para acompanhamento da gestação e para observação e detecção de doenças em órgãos do interior da pélvis (útero, ovários, trompas, além de artérias e veias da região).
Procedimentos
Antes
Se a indicação for para a técnica suprapúbica (o transdutor é colocado em cima da pele do abdome), a paciente deve ingerir de 4 a 6 copos de água com 1 hora de antecedência. O enchimento da bexiga afasta os intestinos e melhora a qualidade do exame. No caso do exame transvaginal (o transdutor é colocado dentro da vagina) poderá haver ou não preparo específico.
Durante
No exame suprapúbico, o médico aplica um gel no abdome da paciente para facilitar o deslocamento do transdutor sobre sua pele. Não há dor, apenas um certo desconforto pela bexiga cheia. No exame transvaginal, a paciente deita-se em uma maca com suportes especiais para os joelhos dobrados. O médico introduz o transdutor em sua vagina. Não há dor.
Depois
Terminado o exame, que leva alguns minutos, a paciente poderá urinar e retomar sua vida normal.
Ultra-sonografia abdominal
Este exame obtém imagens do fígado, vesícula, rins, supra-renais, pâncreas, baço e outros órgãos internos do abdome.
Procedimentos
Antes
O médico indica ao paciente a necessidade de preparação para um bom exame.
Durante
O médico aplica gel sobre a pele do abdome para que o transdutor possa ser deslocado mais facilmente. O paciente deve manter a calma, prender a respiração e ficar imóvel nos poucos segundos de tomada da imagem.
Depois
O exame dura alguns minutos. Após o término, o paciente pode reassumir suas atividades.
Ultra-sonografia doppler
Neste exame, as ondas de ultra-som são utilizadas para gerar imagens e sons do fluxo do sangue nas veias e artérias. O objetivo é detectar estreitamentos ou obstruções das artérias ou localizar coágulos (=trombos) em veias. Pode ser feito nas pernas, braços, tórax, pescoço e, também, na placenta e vasos umbilicais, na fase de gestação.
Procedimentos
Antes
Durante a entrevista com o médico, o(a) paciente deverá contar seus antecedentes vasculares (derrame, perda temporária de força física, fala, visão, memória).
Durante
O transdutor desliza sobre a área a ser examinada. O fluxo sanguíneo pode ser observado na tela e o som, ampliado, pode ser ouvido.
Depois
Terminado o exame, o paciente retoma sua vida normal.