É a perda anormal da massa óssea. O interior do osso possui poros que aumentam com a doença, tornando-o menos resistente, o que favorece a ocorrência de fraturas, até mesmo espontâneas. As partes mais freqüentemente afetadas são: colo do fêmur, bacia, coluna e punho.
A osteoporose afeta principalmente as mulheres (na proporção de 5 para 1 homem), progride com a idade e está relacionada à perda de hormônios na menopausa.
Em estágio avançado a doença causa:
A medida da densidade do osso pode ser feita por um aparelho especial que utiliza Raios X para medir a densidade mineral óssea e comparada com padrões para idade, sexo cor e raça.
Os objetivos do exame são:
Antes
O paciente não necessita de preparo especial nem de jejum.
Durante
O exame demora menos de 10 minutos e é feito nas partes mais críticas da coluna e do colo do fêmur. O paciente deve usar roupa sem nenhum acessório metálico (botões, zíper, fivelas)
Depois
Vida normal
A osteoporose pode ser controlada se a perda óssea for detectada cedo. Como ela surge sem sintomas, o exame deve ser feito por todas as pessoas de meia idade, com periodicidade indicada pelo médico.
Evitar
Praticar
Mesmo quem sofre de osteoporose pode levar uma vida ativa, desde que evite fatores de risco e siga as orientações médicas.
A atividade física , tomar sol sem uso de protetores solares e reposição de vitamina D são fatores essenciais para evitar a osteoporose.