A biópsia é realizada para determinar se a lesão suspeita é maligna (câncer) ou benigna (a lesão não é um câncer). A maior parte das biópsias confirma a benignidade; entretanto, é muito importante que o resultado de uma mamografia anormal seja esclarecido para a identificação de lesões malignas em estágios precoces, mais suscetíveis ao tratamento.
O que esperar de uma biópsia
Há uma grande variedade de métodos e procedimentos de biópsia. A paciente pode estar sentada, deitada de lado ou inclinada (cabeça para baixo). A área da mama é anestesiada com uma injeção e então a agulha é inserida na mama. O radiologista guiará a agulha com a ajuda da visualização da imagem através de mamografia estereostática ou ultra-som. Poderá ser necessário fazer diversas inserções de diferentes agulhas para obter uma amostra do tecido mamário suficiente. Os pacientes poderão sentir uma ligeira pressão, mas não sentirão dor.
O barulho da agulha e do instrumento para recolher a amostra poderá ser ouvido. As amostras são então enviadas para o laboratório de patologia onde será efetuado o diagnóstico. A biópsia efetuada com a agulha demora geralmente pouco tempo e a maioria dos pacientes pode retomar suas atividades normais logo depois. Em alguns pacientes podem ocorrer hematomas, mas raramente ocorrerá uma cicatriz externa.