Medicina Nuclear é o método de diagnóstico por imagem que emprega radioatividade para diagnosticar ou tratar certas doenças. Utiliza pequenas porções de substâncias radioativas ("traçadores") que, quando introduzidas no corpo, são atraídas para órgãos específicos e produzem emissões. A localização dessas emissões é detectada por uma câmara especial (câmara de cintilação) que as transforma em imagens e, assim, permite ao médico nuclear identificar alterações e diagnosticar doenças. Esse tipo de exame chama-se cintilografia. Além de ser seguro e indolor, apresenta grande sensibilidade para detectar anormalidades nas funções do órgão examinado.
A medicina nuclear também é utilizada para tratamento de certas doenças, como hipertireoidismo, câncer de tireóide, doença de Plummer e dor óssea.
Tipos de cintilografia e seus objetivos
Procedimentos
Antes
Entrevista com o médico - O(a) paciente conta ao profissional porque lhe foi solicitado esse tipo de exame. Informa-o se está amamentando ou suspeita de gravidez.
Durante
Aplicação do traçador - O traçador é injetado por veia, inalado ou ingerido por via oral.
Obtenção das imagens - Decorrido o tempo estimado para a ação do traçador, o paciente é colocado junto à câmara de radiação na posição pré-estabelecida para cada caso. O desconforto é mínimo. Pode respirar normalmente, mas deve ficar imóvel.
Depois
Vida normal. Os traçadores não causam nenhum mal e são eliminados pelo corpo. É aconselhável ingestão de água para acelerar esse processo. O especialista em medicina nuclear analisa as imagens e envia seu laudo para o médico solicitante.