Agende seu Exame

Onde você estiver

Resultado On-line

Consulte seu exame

Automedicação pode prejudicar a saúde?

Publicado em 19/05/2023


Chamamos o ato de tomar medicações sem orientação ou acompanhamento médico de automedicação. Geralmente, essa prática ocorre com a intenção de tratar e buscar um alívio rápido para alguns sintomas que podem na verdade estarem indicando problemas um pouco mais graves. Por isso, a automedicação é categorizada como um ato de risco. 

Segundo os dados do Conselho Federal de Medicina, apresentados em 2021, essa prática já se tornou um hábito comum em nosso país. Cerca de 77% dos brasileiros fazem o uso de medicações sem qualquer tipo de orientação profissional, um problema grave que pode resultar em diversas complicações. Veja nesse texto os riscos da automedicação.

Riscos da automedicação
É importante ressaltar que a automedicação tem consequências, que podem ser fatais. Usar medicamentos de maneira incorreta pode causar problemas como reações alérgicas, dependência física e psíquica, e até mesmo a morte. 

Um dos riscos da automedicação mais comuns estão as complicações da intoxicação. Em nosso país, segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, cerca de 30 mil casos de internações por intoxicação são registrados, decorrentes, principalmente, pela automedicação. 

Além disso, um dos riscos da automedicação é a capacidade de camuflar problemas de saúde mais graves já que, a partir do momento que um indivíduo tenta controlar os sintomas, os sinais que nosso corpo dá para transmitir um problema são invalidados. O  resultado disso pode ser a descoberta de doenças em estágios muito avançados em futuro próximo.

 Por que a automedicação acontece? 
Grande parte da responsabilidade da automedicação é a facilidade da população em adquirir medicamentos. Atualmente, basta ir em uma farmácia e buscar um remédio que, teoricamente, pode resolver seu problema. 

Além disso, grande parte da população vai à farmácia com o intuito de perguntar ao farmacêutico qual remédio deve tomar, ignorando uma consulta médica. 

O acesso à internet também resulta na automedicação. Muitas das pesquisas online são voltadas para os problemas de saúde, onde pessoas se auto avaliam e já buscam a solução dessa complicação hipotética com um determinado remédio. 

Existe também uma pequena parcela de pessoas que sofrem de uma doença que tem a automedicação como sintoma, que é a hipocondria. Essa complicação psíquica cria cenários de medo e ansiedade de estar doente, então o hipocondríaco costuma ir constantemente em consultas médicas e toma diversos remédios por conta própria.

Antes de iniciar o uso de um remédio, procure um médico
É sempre importante relembrar que é através de uma consulta médica que problemas de saúde são realmente detectados e assim, podem ser tratadas da maneira correta, com a medicação correta. Busque sempre um médico de confiança antes de iniciar o uso de uma medicação.

Fonte: www.oestesaude.com.br



« Voltar