Especialista indica qual aplicação é ideal para cada tipo de traumaQuando você se machuca com uma pancada, um estirament" />

Agende seu Exame

Onde você estiver

Resultado On-line

Consulte seu exame

Compressa quente ou fria?

Publicado em 26/08/2022


Especialista indica qual aplicação é ideal para cada tipo de trauma

Quando você se machuca com uma pancada, um estiramento ou uma entorse, faz compressa de água quente ou fria? Principalmente entre os atletas, esse método é muito utilizado no caso de lesões ou traumas.

Mas será que esses artifícios são realmente usados de maneira correta? Para evitar erros, é sempre indicado o acompanhamento de um profissional.

Segundo Leandro Gregorut, ortopedista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a compressa fria é ideal nos casos agudos que acabaram de acontecer, ou seja, após quedas, pancadas, distensões musculares ou lesões nas articulações, sendo recomendada nas primeiras 48 horas após o trauma.

Neste caso, ela tem o poder de diminuir o inchaço (edema), evitar o hematoma (sangramento interno), diminuir a dor e até mesmo anestesiar a parte afetada.

Já a compressa quente é ideal para realizar o relaxamento muscular e articular. Pode ser usada nos casos de contraturas nas costas, dores crônicas nas articulações e em qualquer região que o paciente se sinta bem com o calor, pois além do relaxamento, promove também a diminuição da dor.

Há uma situação em específico que também pode ser utilizada somente com orientação médica, no caso de uma infecção de pele ou dente, que forma o famoso abcesso (pus). Neste último caso, o calor promove a liquefação da secreção e facilita sua drenagem espontânea, mas, caso seja realizada sem critério, pode piorar e espalhar o quadro infeccioso.

“Nunca realize a compressa quente nos casos de traumas agudos em menos de 72 horas do evento, pois irá aumentar o inchaço, a dor e o hematoma”, explica Gregorut.

Fonte: Laboratório Oswaldo Cruz



« Voltar