Agende seu Exame

Onde você estiver

Resultado On-line

Consulte seu exame

Tomografia Computadorizada Mult Slice de 640 canais

content-image
O que é exatamente a Tomografia Computadorizada?

O seu médico solicitou que você fizesse uma tomografia computadorizada Mult Slice e naturalmente você deseja saber o que vai acontecer. A tomografia computadorizada (TC) é um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. É rápida, simples e totalmente indolor. A TC utiliza um aparelho de raios X que gira a sua volta, fazendo radiografias transversais, coronais (frontais) e sagitais (perfil) do seu corpo.

Estas radiografias são então convertidas por um computador nos chamados cortes tomográficos. Isto quer dizer que a TC constrói imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos através de cortes transversais, coronais e sagitais de uma série de seções fatiadas que são posteriormente montadas pelo computador para formar um quadro completo. Portanto, com a TC o interior de seu corpo pode ser retratado com precisão e confiança para ser depois examinado.
Atualmente, a tomografia computadorizada Mult Slice de 640 canais é padrão gold para diagnóstico de problemas coronianos e vasculares em geral.

Por que não somente raios X?

Ao contrário da maioria dos exames de raios X, a TC pode detectar até as menores alterações, em tecidos, por exemplo, precocemente. Isto naturalmente simplifica o tratamento e melhora as chances de recuperação. Além do mais, a TC torna possível retratar as partes do corpo em três dimensões e deste modo certas áreas que estão superpostas podem ser examinadas.


Como funciona a Tomografia Computadorizada?

Você simplesmente deita-se numa confortável mesa de exame que, muito lenta e suavemente, vai passando através de uma abertura na unidade de TC. Ao mesmo tempo, o anel de raios X no interior do Tomógrafo vai girando à volta da mesa de exame, tomando fotos altamente detalhadas que podem posteriormente ser exibidas em imagens de três dimensões. Deste modo, a TC pode cobrir extensas seções do corpo num só exame. Normalmente, uma ou duas áreas de um órgão são examinadas, como, por exemplo, o pulmão e a região abdominal, a cabeça e o pescoço etc. Os parâmetros adquiridos através das medições podem ser traduzidos em fotografias. As imagens podem ser obtidas nos planos axiais, coronais e sagitais do interior do seu corpo. Portanto, em muitos casos, mesmo o mais minúsculo processo patológico pode ser identificado.


O que ocorre após o exame?

O radiologista usará as imagens obtidas durante o exame com a TC, para efetuar o diagnóstico e emitir um laudo.

O que ocorre durante o exame?

Durante o exame, você é atendido por uma equipe especializada em TC, com a qual permanecerá em contato visual e vocal constante. Apenas relaxe, ficando imóvel na mesa de exame, e siga as instruções da equipe de TC. Os exames duram apenas alguns segundos e, quando há necessidade de contraste, alguns minutos, dependendo da área do corpo que estiver sendo examinada.

As exposições aos raios X, na realidade, como ditam anteriormente, levam apenas alguns segundos. Considerando que, como pode ser visto nas ilustrações o tomógrafo possui abertura bem ampla, você não sentirá incomodo de espécie alguma.

Por que às vezes é usado um meio de contraste?

Em certos exames pode se fazer necessário o uso de um meio de contraste para mostrar determinados vasos de modo mais claro e preciso.

Quando da injeção do contraste, você poderá sentir uma sensação de calor que logo desaparecerá. Em certos casos, extremamente raros, poderão ser sentidas, momentaneamente, náuseas, coceiras ou irritação cutânea. 

Como você pode ajudar?

Para bons resultados, sua cooperação é necessária. Favor falar com seu médico, que lhe dará informações detalhadas de como se preparar para o exame.
Algumas sugestões úteis.

  • Favor manter-se imóvel durante o exame.
  • Para exames da área do pescoço, favor evitar engolir durante o exame.
  • Em exames da cabeça e do pescoço, favor remover todas as jóias, grampos, óculos, aparelhos auditivos e dentaduras.
  • Para exames abdominais e exames torácicos, siga por favor as instruções (como, por exemplo, suspender a respiração por cerca de 15 a 20 segundos para que as imagens saiam bem nítidas).
  • Se possuir exames anteriores, favor trazê-los.


O que mais você precisa saber?

A radiação em exames de TC Mult Slice de 640 canais é 82% menor que os demais equipamentos similares à moderna tecnologia e breve duração do exame. No entanto, favor informar seu médico caso esteja grávida.

O que é o exame?

A tomografia computadorizada multi-slice (TC-MS) é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais seguros e confiáveis atualmente. É simples, rápida e indolor. O aparelho gira os emissores de raio-x em torno do paciente, fazendo radiografias axiais, coronais e sagitais do corpo. A TC-MS constrói a estrutura do corpo e os órgãos internos a partir destes cortes tomográficos, possibilitando a visualização com grande precisão e confiabilidade.
As imagens geradas pela TC-MS permitem a reconstrução tridimensional da área em estudo, tornando possível a visualização de áreas superpostas. Ex: uma TC-MS de coração possibilita que o médico possa visualizar e navegar pelas artérias, fazendo um diagnóstico com maior precisão.

Recomendações ao paciente

• Solicitar a atendente o envio do preparo de exames.
• Trazer exames anteriores como: Rx, Ultrasonografia, Tomografia, Ressonância Magnética, etc.)
• Comunicar a clínica quando o paciente necessitar de sedação ou tiver histórico de alergia prévia ao uso de contraste iodado.